Psiquiatria online: como funciona a consulta online na psiquiatria

Psiquiatria online é uma novidade que surgiu em abril de 2020 com a sanção da lei que autorizava temporariamente a prática de teleconsultas no Brasil. Antes dessa medida, médicos só poderiam atender os pacientes de forma presencial.

Agora, com mais de 1 ano dessa modalidade de consulta, resolvi escrever um post contando tudo aquilo que vivi e aprendi com a experiência de atendimento à distância.

Requisitos essenciais

Para realizar uma consulta online em psiquiatria você vai precisar dos itens a seguir:

  • celular ou computador ou tablet
  • conexão de internet
  • link de acesso à consulta online (fornecido pelo médico psiquiatra)

Vou falar sobre cada um desses itens nos próximos tópicos.

Celular ou computador ou tablet

O fato dos pacientes não dependerem de um computador ou tablet para a realização da consulta torna tudo imensamente mais fácil. Hoje em dia quase todo mundo tem um celular com acesso à internet.

Conexão de internet

Infelizmente uma conexão de internet muito ruim pode comprometer a qualidade da consulta. Ainda bem que lidei poucas vezes com essa situação. E, no final, conseguimos contornar o problema sem que os pacientes fossem prejudicados.

Link de acesso à consulta online

Meus pacientes recebem o link para acessar a sala virtual de atendimento um pouco antes do atendimento. Não é necessário instalar aplicativos, nem fazer alguma inscrição especial. É só clicar no link fornecido e aguardar o início da consulta online.

Pontos negativos

A impossibilidade de examinar o paciente é sem dúvida a pior parte de uma consulta online. Nos meus anos de psiquiatria, ja nem sei quantas vezes mudei hipótese diagnóstica e conduta terapêutica por causa de alterações detectadas durante o exame físico. Além disso, como monitorar os efeitos colaterais dos medicamentos sem examinar os pacientes?

Tento contornar a situação pedindo as impressões dos médicos que conseguiram avaliar o paciente de forma presencial.

A verdade é que, apesar de todas as melhorias desenvolvidas para a oferta de saúde à distância, a psiquiatria online ainda não substitui o atendimento presencial.

Para saber como funcionam os atendimentos presenciais é só clicar no link sobre consulta presencial.

Há também um texto contendo tudo aquilo que você precisa saber antes de consultar um psiquiatra.

 

Pontos positivos

Uma das vantagens da teleconsulta é o fato dela eliminar a necessidade de proximidade física entre o médico e o paciente. Pandemia, jornada de trabalho exaustiva, domicílio em região distante do consultório, nenhum desses obstáculos vem impedindo a oferta de cuidados durante a crise sanitária da Covid-19.

Médicos e pacientes aprenderam juntos a extrair o melhor dessa modalidade de atendimento.

Descobrimos a assinatura eletrônica, as plataformas de teleconsulta, as receitas digitais, os pedidos de exames online. E muitas dessas ferramentas vêm contribuindo também para a melhoria dos atendimentos presenciais.

Não depender de papel, de caligrafia ruim, de cartuchos de tinta e do bom humor de impressoras é um caminho interessante mesmo nas consultas presenciais. Talvez um caminho sem volta. Eu estou torcendo ♥ e você?

Minha Consulta Online

Como funciona a nossa consulta online?

Cerca de 30 minutos antes do atendimento você receberá o link de acesso por email.

Aproveite e verifique se o seu celular ou computador possui bateria suficiente para 1 hora de atendimento. Separe também toda a sua documentação médica, como resultado de exames, receitas prévias, etc.

Caso haja prescrição de um medicamento, você receberá a receita do remédio no seu celular durante a teleconsulta. Basta ir à farmácia e mostrar o seu celular.

Ficou alguma dúvida? Escreve para a gente!

Ah, e boa teleconsulta!

error: Conteúdo protegido!!