Teste de Depressão – PHQ-9

O teste de depressão disponível aqui no nosso site tem o nome de Questionário sobre a Saúde do Paciente-9 (PHQ-9). Ele é representado pela sigla PHQ-9 porque foi traduzido do inglês Patient Health Questionnaire-9.

Trata-se de uma importante ferramenta criada por Spitzer, Williams, Kroenke e colaboradores com o apoio da Pfizer Inc. Diversas publicações científicas demonstraram a confiabilidade e validade do PHQ-9, inclusive em português para brasileiros. Todas as versões do teste podem ser encontradas sem restrições no site da Pfizer.

O PHQ-9  é composto por 9 itens com o objetivo de avaliar os sintomas do Transtorno Depressivo Maior. Ao final do teste, há um questionamento adicional sobre a percepção do paciente quanto ao grau de comprometimento causado pelos sintomas.

Em nosso site, há um texto sobre os sintomas de depressão em pacientes adultos.

Não há até o momento um teste capaz de diagnosticar o Transtorno Depressivo Maior. Nem mesmo um questionário como o PHQ-9, amplamente legitimado pela comunidade científica, é capaz de substituir uma consulta com psiquiatra. Assim o nosso propósito é alertar os pacientes sobre a necessidade de continuar a investigação clínica.

Encare o teste como um ponto de partida na sua jornada em busca de saúde mental. Vamos começar?!

Nota: valorizamos muito a sua privacidade e por isso o preenchimento do teste é realizado de forma anônima. Não é necessário cadastrar o seu email para ter acesso aos resultados.

Durante as últimas 2 semanas, com que freqüência você foi incomodado/a por qualquer um dos problemas abaixo?

1. Pouco interesse ou pouco prazer em fazer as coisas
2. Se sentir “para baixo”, deprimido/a ou sem perspectiva
3. Dificuldade para pegar no sono ou permanecer dormindo, ou dormir mais do que de costume
4. Se sentir cansado/a ou com pouca energia
5. Falta de apetite ou comendo demais
6. Se sentir mal consigo mesmo/a ou achar que você é um fracasso ou que decepcionou sua família ou você mesmo/a
7. Dificuldade para se concentrar nas coisas, como ler o jornal ou ver televisão
8. Lentidão para se movimentar ou falar, a ponto das outras pessoas perceberem? Ou o oposto – estar tão agitado/a ou irrequieto/a que você fica andando de um lado para o outro muito mais do que de costume
9. Pensar em se ferir de alguma maneira ou que seria melhor estar morto/a

Referências Bibliográficas 

error: Conteúdo protegido!!