Dor na relação sexual
Dor na relação sexual pode ser um transtorno mental: o Transtorno da Dor Gênito-pélvica/ Penetração.
Com frequência, as portadoras do transtorno possuem um quadro de tensão da musculatura pélvica e dor durante a penetração vaginal. Passam então a temer o momento das relações sexuais com receio de sentir dor. E aí se estabelece um ciclo de sofrimento, em que dor durante a penetração gera medo e medo gera mais dor durante a penetração.
Toda dor na relação sexual é causada por um transtorno mental? Não. Endometriose, DSTs, atrofia vulvovaginal e muitas outras condições clínicas podem originar um quadro de dores na vagina. É preciso agendar uma consulta com o ginecologista antes de procurar um psiquiatra.
Dificilmente o Transtorno da Dor Gênito-pélvica/ Penetração vem sozinho. É comum que as pacientes tenham também interesse sexual diminuído. Depressão e ansiedade também podem estar presentes.
Os transtornos da sexualidade têm em geral múltiplas causas. Alguns dos fatores causais comumente relacionados ao vaginismo são:
- Dificuldades na comunicação com o parceiro
- Inseguranças relacionadas ao próprio corpo
- História de abuso emocional
- História de abuso sexual
- Estressores como luto, desemprego, etc
- Inibições sexuais relacionadas à religião
- Inibições sexuais relacionadas à cultura
- Educação sexual inadequada
O tratamento medicamentoso da patologia é um assunto complicado. Nos Estados Unidos, a FDA aprovou em 2015 o primeiro medicamento para mulheres (antes da menopausa) com desejo sexual hipoativo. A medicação ficou conhecida como “viagra feminino” e foi aprovada com restrições depois de outras 2 reprovações. Tontura, sonolência, náuseas e fadiga são alguns dos efeitos colaterais descritos pelas usuárias do remédio.
Nem tudo é desanimador nesse cenário de tratamento. Em um estudo realizado com 365 casais submetidos à terapia sexual, 65% relataram benefícios. Essas e outras publicações científicas confirmaram que a terapia sexual é uma abordagem segura e eficaz.
Referências Bibliográficas
American Psychiatric Association. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
Shifren JL. Overview of sexual dysfunction in women: Management. In: UpToDate, Waltham, MA. (Accessed on March 31st, 2021).
Bom artigo – esclarecedor.