Psiquiatra ou Psicólogo
Psiquiatra ou psicólogo? Essa é uma dúvida de 10 em cada 10 pacientes. Pesquisando na internet o tema “diferenças entre psiquiatria e psicologia”, acabei encontrando algumas ideias erradas sobre o assunto. Seguem alguns mitos sobre as duas profissões:
“O psiquiatra trata casos graves de doença mental. O psicólogo trata casos leves e moderados de doença mental”
Psiquiatras podem tratar casos leves, moderados e graves.
Psicólogos também podem tratar casos leves, moderados e graves.
“O psiquiatra trata com remédios. O psicólogo trata com terapia”
Eu e alguns outros psiquiatras trabalham atuando nas duas áreas: terapia e prescrição de medicamentos.
Psicólogos trabalham somente com terapia.
Agora que você já sabe que alguns psiquiatras também trabalham com terapia, vai perceber que o verdadeiro dilema é a escolha da modalidade de tratamento. Então vamos recomeçar e mudar o título do texto:
Terapia ou Medicamentos: qual o melhor tratamento para o meu caso?
Simplificando, podemos dizer que o tratamento com remédios se restringe aos casos de doença mental. Já a terapia tem um campo de atuação bem mais amplo. Pessoas que estão enfrentando uma fase difícil poderão se beneficiar da terapia. Vou facilitar com alguns exemplos:
Exemplo 1. O Senhor Y está passando por uma fase difícil no relacionamento. Senhor Y consegue trabalhar todos os dias, mas já não é mais o mesmo. Resolveu então procurar por uma psiquiatra. A psiquiatra do Senhor Y fez diversas perguntas sobre o quadro. Ao final da consulta ela disse que o Senhor Y está em sofrimento, mas não preenche critérios para as doenças mentais. Senhor Y saiu do consultório com uma indicação de psicólogo.
Exemplo 2. O Senhor Z está passando por uma fase difícil no relacionamento. Senhor Z consegue trabalhar todos os dias, mas já não é mais o mesmo. Resolveu então procurar por uma psiquiatra. A psiquiatra do Senhor Z fez diversas perguntas sobre o quadro. Ao final da consulta ela disse que o Senhor Z tem depressão. Senhor Z saiu do consultório com uma receita médica e uma indicação de psicólogo.
Se você está enfrentando uma fase difícil ou deseja resolver algum conflito, procure a terapia.
Se você tem depressão, ansiedade, esquizofrenia, crises de pânico, dependência de álcool, insônia, déficit de atenção (TDAH), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou qualquer outra doença mental procure o tratamento medicamentoso e também a terapia.
Vou deixar um resumo sobre o que a gente conversou.
Você deve procurar o tratamento medicamentoso:
- Se você não sabe o que tem, mas está em sofrimento
- Se você tem uma doença mental leve
- Se você tem uma doença mental moderada
- Se você tem uma doença mental grave
Você deve procurar a terapia:
- Se você não sabe o que tem, mas está em sofrimento
- Se você tem uma doença mental leve
- Se você tem uma doença mental moderada
- Se você tem uma doença mental grave
- Se você não tem doença mental, mas está enfrentando uma fase difícil
- Se você não tem doença mental, mas precisa de ajuda para resolução de um conflito
Ficou alguma dúvida sobre o fantástico mundo da saúde mental? Em nosso site, há um texto sobre o que você precisa saber antes de consultar um psiquiatra.