Psiquiatra Online

 

O psiquiatra online é uma novidade que surgiu em abril de 2020 com a sanção da lei que liberava em caráter provisório a prática de teleconsultas no Brasil. Eram tempos de pandemia da Covid-19 e por isso médicos foram autorizados temporariamente a atender em regime remoto.

Dois anos depois, o Conselho Federal de Medicina entendeu que a experiência havia sido positiva e tornou permanente a telemedicina.

Agora, com mais de 1 ano dessa modalidade de consulta, resolvi escrever um post contando tudo aquilo que vivi e aprendi nos meus dias de psiquiatra online.

Requisitos essenciais

Para realizar uma consulta online você vai precisar dos requisitos a seguir:

  • celular ou computador ou tablet
  • conexão de internet
  • link de acesso à consulta online
  • assinar do termo de consentimento (fornecido pelo médico psiquiatra)

Vou falar sobre cada um desses itens nos próximos tópicos.

Celular ou computador ou tablet

O fato dos pacientes não dependerem de um computador ou tablet para a realização da consulta torna tudo imensamente mais fácil. Hoje em dia quase todo mundo tem um celular com acesso à internet.

Conexão de internet

Infelizmente uma conexão de internet muito ruim pode comprometer a qualidade da consulta. Ainda bem que lidei poucas vezes com essa situação. E, no final, conseguimos contornar o problema sem que os pacientes fossem prejudicados.

Link de acesso à consulta online

Meus pacientes recebem o link para acessar a sala virtual de atendimento no momento do agendamento da teleconsulta. Não é necessário instalar aplicativos, nem fazer alguma inscrição especial. É só clicar no link fornecido e aguardar o início da consulta online.

Assinatura do termo de consentimento

O CFM preconiza que o paciente deve autorizar a realização da consulta online por meio da  assinatura do termo de consentimento.

Pontos negativos

A impossibilidade de examinar o paciente é sem dúvida a desvantagem de uma consulta online. Tanto é que o CFM determinou que o intervalo entre as consultas presenciais não pode ser maior do que 6 meses.

A verdade é que, apesar de todas as melhorias desenvolvidas para a oferta de saúde à distância, a psiquiatria online ainda não substitui o atendimento presencial.

Para saber como funcionam os atendimentos presenciais é só clicar no link sobre consulta presencial.

Há também um texto contendo tudo aquilo que você precisa saber antes de consultar um psiquiatra.

Pontos positivos

Uma das vantagens da teleconsulta é o fato dela eliminar a necessidade de proximidade física entre o médico e o paciente. Pandemia, jornada de trabalho exaustiva, domicílio em região distante do consultório, nenhum desses obstáculos vem impedindo a oferta de cuidados durante a crise sanitária da Covid-19.

Médicos e pacientes aprenderam juntos a extrair o melhor dessa modalidade de atendimento.

Descobrimos a assinatura eletrônica, as plataformas de teleconsulta, as receitas digitais, os pedidos de exames online. E muitas dessas ferramentas vêm contribuindo também para a melhoria dos atendimentos presenciais.

Não depender de papel, de caligrafia ruim, de cartuchos de tinta e do bom humor de impressoras é um caminho interessante mesmo nas consultas presenciais. Talvez um caminho sem volta. Eu estou torcendo e você?

Referências bibliográficas

APÓS AMPLO DEBATE, CFM REGULAMENTA PRÁTICA DE TELEMEDICINA NO BRASIL. Portal CFM, 2022. Disponível em <https://portal.cfm.org.br/noticias/apos-amplo-debate-cfm-regulamenta-pratica-da-telemedicina-no-brasil/>. Acesso em 7 de fevereiro de 2023.

error: Conteúdo protegido!!